A campanha nacional de vacinação mobilizada pelo Ministério da Saúde (MS) no primeiro semestre de 2025 pretende imunizar cerca de 147 mil estudantes de escolas públicas no Acre. De acordo com a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o total de alunos está distribuído em 597 escolas dos 22 municípios do estado. A iniciativa começou com uma etapa de conscientização e divulgação, que ocorre até o dia 25 deste.
A Sesacre recebeu um lote de 78 mil doses de vacinas de rotina. A remessa inclui imunizantes como HPV (6 mil doses), meningocócica ACWY (6 mil), tríplice viral (12 mil), febre amarela (10 mil), BCG (14 mil), pentavalente (6 mil), poliomielite (8 mil), tétano (10 mil) e pneumocócica 10 (6 mil). A campanha tem como objetivo prevenir doenças imunopreveníveis entre crianças e adolescentes.
No Estado, a lei nº 3.398 de 2018 exige a apresentação da carteira de vacinação no ato da matrícula de crianças na educação infantil e no ensino fundamental. Em 2024, essa medida foi reforçada com ações de checagem da situação vacinal e mobilização social. A Capital já aderiu ao programa, e a vacinação nas escolas deve começar em maio.