A Caixa Econômica Federal libera a partir desta quarta-feira, 14, o saque do FGTS por motivo de calamidade para moradores de Rio Branco, após entrega do mapeamento das áreas afetadas pela Prefeitura, por meio da Defesa Civil Municipal.
O processo será realizado exclusivamente de forma on-line, por meio do aplicativo FGTS Calamidade, da Caixa.
O benefício está disponível para trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada, que tenham saldo disponível no Fundo de Garantia e não tenham feito uso do mesmo benefício nos últimos 12 meses pelo mesmo motivo.
Para solicitar o saque, é necessário comprovar residência na área afetada, com documento de até 90 dias anteriores ao desastre. É obrigatório anexar um comprovante de endereço no momento da solicitação.
Declaração da Defesa Civil para quem não tem comprovante
Os trabalhadores que não conseguirem comprovar residência com documentos deverão procurar a Defesa Civil de Rio Branco, a partir do dia 17 deste mês, para solicitar uma declaração que comprove que foram atingidos pela última enchente.
Valor máximo do saque
O valor autorizado para retirada é de até R$ 6.220,00 por trabalhador.
A medida é resultado de uma ação conjunta entre a Defesa Civil Municipal e a Caixa Econômica Federal, com objetivo de garantir assistência financeira às famílias afetadas pela enchente mais recente.