As agências bancárias de todo o país ficarão fechadas para atendimento presencial em 13 feriados nacionais ao longo de 2026, conforme calendário divulgado pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A definição segue normas do Conselho Monetário Nacional e estabelece, de forma antecipada, os dias em que não haverá compensação bancária.
Entre os feriados listados está o Dia da Proclamação da República, celebrado em 15 de novembro, que no próximo ano cairá em um domingo. Apesar de coincidir com um dia em que as agências já não funcionam, a data integra oficialmente o calendário de feriados bancários nacionais.
O funcionamento do sistema financeiro é regulamentado pela Resolução nº 4.880/2020, que determina que sábados, domingos e feriados nacionais não são considerados dias úteis para operações bancárias. Nessas datas, não há atendimento presencial nem processamento de operações tradicionais de compensação.
Além do 1º de janeiro, feriado da Confraternização Universal, o calendário inclui a suspensão do atendimento bancário durante o Carnaval (16 e 17 de fevereiro), Sexta-Feira da Paixão (3 de abril), Tiradentes (21 de abril), Dia do Trabalho (1º de maio), Corpus Christi (4 de junho), Independência do Brasil (7 de setembro), Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (2 de novembro), Dia da Consciência Negra (20 de novembro) e Natal (25 de dezembro).
O cronograma de 2026 também prevê datas com expediente especial. Na Quarta-Feira de Cinzas, em 18 de fevereiro, o atendimento ao público será retomado a partir do meio-dia, conforme o horário local de cada agência. Já no dia 31 de dezembro, último dia útil do ano, não haverá atendimento presencial, ficando restritas as operações entre instituições financeiras.
Mesmo nos dias sem funcionamento das agências, a Febraban orienta que os clientes façam uso dos canais digitais, como aplicativos, internet banking, caixas eletrônicos e demais meios de autoatendimento, que seguem operando normalmente para a maioria dos serviços.
Quanto aos vencimentos, contas de consumo e boletos bancários com data marcada para feriados ou para o último dia útil do ano podem ser pagos no dia útil seguinte sem cobrança de encargos. No caso dos tributos, os prazos costumam ser ajustados previamente pelos órgãos responsáveis.
Feriados bancários nacionais em 2026
1º de janeiro (quinta-feira) – Confraternização Universal
16 e 17 de fevereiro (segunda e terça-feira) – Carnaval
3 de abril (sexta-feira) – Sexta-Feira da Paixão
21 de abril (terça-feira) – Tiradentes
1º de maio (sexta-feira) – Dia do Trabalho
4 de junho (quinta-feira) – Corpus Christi
7 de setembro (segunda-feira) – Independência do Brasil
12 de outubro (segunda-feira) – Nossa Senhora Aparecida
2 de novembro (segunda-feira) – Finados
15 de novembro (domingo) – Proclamação da República
20 de novembro (sexta-feira) – Dia da Consciência Negra
25 de dezembro (sexta-feira) – Natal
Com informações da Febraban e Brasil 61.
