A bebê Aurora Maria Oliveira Mesquita, que sofreu queimaduras de 2º e 3º graus durante um banho na maternidade de Cruzeiro do Sul, interior do Acre, segue internada no Hospital João XXIII, em Belo Horizonte (MG). A equipe médica deve avaliar nesta quinta-feira, 17, se o enxerto realizado em seus pés teve sucesso. Caso contrário, a criança poderá passar por nova cirurgia ou até ter dedos amputados.
Aurora foi transferida para Belo Horizonte no dia 25 de junho. No último dia 9 deste, passou por um procedimento cirúrgico para enxerto de pele nos pés. Apesar de apresentar melhoras, o quadro clínico ainda é considerado delicado.
As queimaduras foram tão graves que, durante os primeiros procedimentos, os médicos encontraram partes expostas nas pernas da criança. Ainda assim, a equipe tenta evitar a amputação. “O médico falou que vai amputar só em último caso, se o enxerto não der certo ou se passar alguma bactéria”, acrescentou o pai.
Apesar da gravidade, Aurora deixou a UTI e não está mais sedada. Ela sente desconforto nas pernas e tem movimentos limitados, já que parte da pele foi retirada da panturrilha para o enxerto. A bebê também faz uso de um medicamento específico para o cérebro devido a uma parada cardíaca que sofreu no início do tratamento. Na ocasião, chegou a ficar 39 minutos sem sinais vitais.