O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, utilizou suas redes sociais nesta terça-feira para anunciar uma ofensiva militar contra integrantes do grupo criminoso venezuelano Tren de Aragua (TDA). De acordo com o chefe da Casa Branca, a ação ocorreu sob sua ordem direta e resultou na morte de 11 narcoterroristas, sem que houvesse baixas entre as forças americanas.
Segundo Trump, o ataque foi conduzido por militares do Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM) contra embarcações que transportavam drogas ilegais em águas internacionais, com destino ao território norte-americano.
“No início desta manhã, sob minhas ordens, as Forças Militares dos EUA conduziram um ataque cinético contra narcoterroristas de Tren de Aragua identificados positivamente na área de responsabilidade do SOUTHCOM. A TDA é uma Organização Terrorista Estrangeira designada, operando sob o controle de Nicolás Maduro, responsável por assassinatos em massa, tráfico de drogas, tráfico sexual e atos de violência e terror nos Estados Unidos e no Hemisfério Ocidental”, declarou Trump.
O mandatário destacou ainda que a operação deve servir como um recado direto a quem pretende utilizar rotas ilegais para levar drogas ao país:
“O ataque resultou em 11 terroristas mortos em ação. Nenhuma força americana foi prejudicada neste ataque. Por favor, que isto sirva de aviso para qualquer pessoa que esteja a pensar em trazer drogas para os Estados Unidos da América. CUIDADO!”, escreveu o presidente em tom de alerta.