Parceria entre Sebrae e SETE busca fomentar o artesanato acreano em nível nacional
Com o objetivo de fomentar o artesanato acreano em vitrine nacional, o Sebrae, em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (SETE), divulga a abertura de um edital de seleção para interessados em participar do Salão Nacional do Turismo, que acontece de 21 a 23 de agosto, em São Paulo.
O Sebrae Nacional firmou uma parceria para disponibilizar espaço às artes do Brasil, destinado aos estados específicos, com vagas para dois representantes de cada estado. O Sebrae no Acre aderiu a essa iniciativa e, em parceria com a Sete, está realizando uma seleção de artes acreanas por meio dos editais que habitualmente utiliza para feiras nacionais.
A seleção acontece de 09 a 22 de julho , sendo disponibilizadas duas vagas para Artesãos Individuais e/ou Mestres Artesanais inscritos no Sistema de Cadastramento de Artesanato Brasileiro – SICAB e com produções artesanais que consistem de acordo com os critérios apresentados no regulamento, publicado no dia 09 de julho, no Diário Oficial do Estado (DOE). Poderão ser selecionados, segundo a Base Conceitual do Programa do Artesanato Brasileiro, artes das classificações: arte popular, artesanato contemporâneo-conceitual e artesanato indígena.
O evento será realizado simultaneamente ao Feirão do Turismo e tem como objetivo reunir todo o comércio turístico do Brasil, com a proposta de estimular o turismo interno, promover a economia e fortalecer o setor de viagens no Brasil.
Segundo o gestor de artesanato do Sebrae, Aldemar Maciel, essa é uma oportunidade de apresentar uma produção artesanal acreana como produto associado ao turismo. “O evento atrai um público expressivo formado por empresas do comércio turístico, operadoras, compradores e formadores de opinião de todo o Brasil, criando oportunidades para que conheçam o artesanato acreano e o nosso material cultural”, explica.
No Acre, o Sebrae oferecerá apoio logístico às artes selecionadas, com passagens aéreas partindo de Rio Branco com destino a São Paulo, além de ajuda de custo referente a 4,5 diárias, para cobertura de despesas com hospedagem, alimentação e translado das artes. Além disso, a instituição disponibilizará um estande coletivo estruturado para exposição dos produtos e acompanhamento técnico e institucional durante e após o evento.
O apoio da Sete, com o lançamento do edital público, também garante a transparência no processo, o acesso democrático às vagas e a escolha de produtos alinhados ao conceito do evento. As inscrições podem ser realizadas presencialmente ou por e-mail, pelo endereço: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. . Para mais informações e detalhes sobre a participação, acesse o edital completo .