..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Acre tem um dos menores índices de alistamento militar feminino do país, aponta Ministério da Defesa

Acre tem um dos menores índices de alistamento militar feminino do país, aponta Ministério da Defesa

Pela primeira vez, mulheres puderam se alistar voluntariamente para o serviço militar obrigatório no Brasil, e os números iniciais revelam um cenário desigual entre as regiões. Segundo dados do Ministério da Defesa, o Acre registrou apenas 123 alistamentos femininos, ocupando o 26º lugar no ranking entre os Estados.

No topo da lista estão o Rio de Janeiro, com 8.102 inscrições, seguido por São Paulo (3.152) e Distrito Federal (2.368). O Amazonas também se destacou, superando estados mais populosos como Minas Gerais (1.930) e Bahia (2.029), evidenciando uma crescente disposição feminina em integrar as Forças Armadas.

Ao todo, 33.721 mulheres se inscreveram no processo seletivo em todo o país, um número ainda pequeno diante dos mais de 1 milhão de homens alistados; exatos 1.029.323, sendo São Paulo o estado com maior número de inscrições masculinas: 271.589.

Atualmente, o efetivo feminino nas Forças Armadas brasileiras é de cerca de 37 mil mulheres, o que representa apenas 10% do total. O Ministério da Defesa afirma que a expectativa é de crescimento gradativo dessa participação ao longo dos próximos anos.

O processo de seleção das candidatas será dividido em quatro etapas: seleção geral, seleção complementar, designação/distribuição e incorporação. As aprovadas devem ser incorporadas em 2026, com datas previstas entre 2 e 6 de março ou de 3 a 7 de agosto, dependendo da turma. Elas poderão atuar como soldados ou marinheiras-recrutas, no caso da Marinha.