..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Acre será destaque no Torneio dos Slams, campeonato nacional de poesia falada

Acre será destaque no Torneio dos Slams, campeonato nacional de poesia falada

O Acre vai representar a região Norte no Torneio dos Slams 2025, campeonato nacional de poesia falada que acontece dentro do Encontro Estéticas das Periferias, em São Paulo. A participação será através da Central de Slam, que leva para o palco três nomes da cena local: MB, Natidepoesia e Medusa AK.

Segundo MB, a presença do Acre no torneio é uma forma de mostrar que a produção artística da Amazônia também se faz ouvir. “A gente vem mostrar que o Norte também pulsa poesia, que a Amazônia não é só floresta, mas também voz, ancestralidade e resistência”, afirmou o poeta.

O evento é promovido pela Ação Educativa e tem curadoria de Emerson Alcalde, do Slam da Guilhermina. Diferente de um campeonato nacional tradicional, o Torneio dos Slams não busca reunir toda a cena brasileira, mas sim apresentar um panorama da produção periférica a partir da poesia falada (Spoken Word).

WhatsApp_Image_2025-08-18_at_10.08.19.jpeg

Além da Central de Slam, representando o Acre e o Norte do país, foram selecionados outros nove coletivos de diferentes regiões e cidades: Slam da Norte (Sergipe), Slam do Céu (Goiás), Slam da Tinga (Rio Grande do Sul), Slam da Cana (Ribeirão Preto), Slam do Gueto (Marília), Slam da Morada (Araraquara), Slam Fundão (Guarulhos), Slam USPerifa (zona oeste de SP) e Slam São Mateus (zona leste de SP).

As batalhas serão divididas em duas chaves, definidas por sorteio nas redes sociais. As eliminatórias acontecem no dia 30 de agosto, sábado, e a final será no dia 31, domingo, reunindo seis comunidades classificadas.

Mais do que competição, o Torneio dos Slams reafirma o poder da poesia falada como expressão das periferias e ponte entre vozes que ecoam de diferentes territórios do Brasil — agora com o Acre ocupando um lugar de destaque nessa cena nacional.