O Acre realizará neste domingo, 30, a primeira eleição direta do país para a escolha de juízas e juízes de paz. A votação ocorrerá das 8h às 17h, em todos os 22 municípios do estado, utilizando 349 urnas eletrônicas disponibilizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AC). Em Rio Branco, maior colégio eleitoral, serão 91 urnas distribuídas em 21 escolas.
A Justiça do Acre reforça a orientação para que eleitoras e eleitores consultem antecipadamente seus locais de votação, já que, por se tratar de um pleito facultativo, várias seções foram reunidas em pontos únicos. A verificação pode ser feita por meio do link disponível no site do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), inserindo apenas o CPF.
As juízas e os juízes de paz são responsáveis por atos essenciais, como a habilitação dos noivos e a celebração de casamentos, além de atuar como conciliadores em conflitos comunitários. Para votar, o cidadão deve apresentar título de eleitor e documento oficial com foto, estando com a situação eleitoral regularizada.
