O Acre alcançou o 10º lugar no ranking nacional de serviços públicos digitais, conforme levantamento do Centro de Liderança Pública (CLP), em parceria com a Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC).
O estudo analisou a oferta digital de serviços em todos os Estados brasileiros, utilizando 35 critérios distribuídos em três dimensões principais:
- Capacidades para a oferta digital de serviços, que incluem acesso, identificação do cidadão e simplificação de processos;
- Oferta de serviços digitais, abarcando áreas como saúde, educação, segurança pública e direitos;
- Normatização para serviços públicos digitais, que avalia leis de defesa do usuário, desburocratização e regulamentação do governo digital.
Segundo o Executivo, a posição do Acre reflete o avanço significativo do Estado na transformação digital, processo que se intensificou a partir de 2023, quando o governo, por meio da Secretaria de Administração (Sead), regulamentou o Programa de Governo Digital. A iniciativa foi incluída no Plano Plurianual 2024-2027.
No início de outubro, a Sead lançou os "Formulários Digitais", uma ferramenta integrada à Plataforma Única de Gestão e Serviços, que transforma processos presenciais em soluções digitais. A medida facilita o acesso da população a diversos serviços públicos e é parte de um esforço contínuo para modernizar a gestão pública.