..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Outras notícias

Acre intensifica vacinação contra sarampo após alerta de surto na Bolívia; mais de 30 mil doses foram aplicadas no Estado

Acre intensifica vacinação contra sarampo após alerta de surto na Bolívia; mais de 30 mil doses foram aplicadas no Estado

O Acre já vacinou 33.383 pessoas contra o sarampo desde o início da campanha de intensificação, em junho, em resposta ao aumento de casos da doença na Bolívia, país vizinho que apresenta o maior número de ocorrências na América do Sul. A medida integra ações preventivas do Programa Nacional de Imunizações do Acre (PNI-AC) e se concentra especialmente nas cidades de fronteira.

“A vacinação contra o sarampo está incorporada ao calendário de rotina desde a década de 1970 e garante 98% de imunidade. O Acre mantém alta cobertura vacinal desde 2000, sem registro de casos positivos da doença. Crianças recebem a vacina aos 12 e 15 meses, mas adultos até 59 anos que não tenham histórico vacinal podem se imunizar”, salientou Renata Quiles, coordenadora do PNI-AC.

A vacina é oferecida em três composições: dupla viral (sarampo e rubéola), tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). O PNI-AC ainda não detalhou quais tipos de doses foram aplicadas na campanha.

Para reforçar a proteção contra a doença, as cidades do Acre próximas à Bolívia intensificaram a vacinação, seguindo medidas de prevenção como evitar aglomerações, usar máscara e higienizar as mãos. A fronteira com o país andino se estende por 618 km, abrangendo os municípios acreanos de Assis Brasil, Brasiléia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro e Acrelândia.