Iniciativa do Ministério da Saúde e Fiocruz irá capacitar 440 profissionais em todo o estado, com foco no cuidado psicossocial e redução de danos.
O Acre foi selecionado para participar do Projeto Nós na Rede, uma iniciativa do Departamento de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas (Desmad), do Ministério da Saúde, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O objetivo é qualificar trabalhadores da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), fortalecendo o cuidado em saúde mental, o enfrentamento ao uso prejudicial de álcool e outras drogas, além do acompanhamento de pessoas em sofrimento psíquico, inclusive em conflito com a lei.
O curso tem carga horária total de 120 horas, sendo 90 horas a distância e 30 horas presenciais, com duração de cinco meses. A formação enfatiza a desinstitucionalização, a redução de danos e a valorização dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) como pilares do cuidado nos territórios.
Além da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), o projeto abrange municípios com unidades CAPS e outros serviços da RAPS. Entre os profissionais contemplados estão equipes dos seguintes locais:
- Regional do Juruá: Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Marechal Thaumaturgo e Mâncio Lima
• Regional do Baixo Acre: Rio Branco, Sena Madureira, Capixaba e Acrelândia
• Regional do Alto Acre: Brasiléia.
Outras unidades envolvidas incluem o CAPS Nauas, CAPS AD III, o Hospital de Saúde Mental do Acre, o Centro de Convivência e Cultura Arte de Ser, as Equipes de Apoio Psicossocial em Desinstitucionalização (EAP Desinst), o SAMU, o Hospital Raimundo Chaar, além das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e da Rede de Urgência e Emergência.
O projeto também irá abranger trabalhadores de municípios sem CAPS, ampliando o alcance da qualificação. Serão incluídos profissionais de Assis Brasil, Xapuri, Plácido de Castro, Senador Guiomard, Porto Acre, Bujari, Manoel Urbano, Porto Walter, Tarauacá e Feijó.