..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Urap Maria Barroso promove ação especial pelo Dia Mundial do Diabetes em Rio Branco

Urap Maria Barroso promove ação especial pelo Dia Mundial do Diabetes em Rio Branco

A Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), realizou nesta manhã, uma programação especial em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado anualmente em 14 de novembro. A atividade ocorreu na Unidade de Referência de Atenção Primária (Urap) Maria Barroso, das 8h às 12h, com o tema “Diabetes e Bem-Estar!”, reforçando a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e do cuidado integral com a saúde.

WhatsApp_Image_2025-11-14_at_11.25.55-2.jpeg

A população teve acesso a uma série de serviços voltados ao monitoramento e à promoção da saúde de pessoas com diabetes, entre eles:

* imunizações;
• solicitação de exame de Hemoglobina Glicada (HbA1c);
• aferição de pressão arterial;
• práticas integrativas e complementares em saúde (PICs), como auriculoterapia, ventosaterapia e aromaterapia;
• aferição de glicemia (dextro);
• solicitação de eletrocardiograma (ECG);
• retinografia;
• além de um aulão aeróbico com treino de cardio.

O gestor da Urap Maria Barroso, Jhon Willer, destacou a importância da ação e reforçou que a unidade conta com três equipes de Atenção Primária, responsáveis pelo acompanhamento de 180 pacientes diabéticos cadastrados.

WhatsApp_Image_2025-11-14_at_11.25.55.jpeg

Segundo ele, a iniciativa é resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Rio Branco e a Universidade Federal do Acre (Ufac), ampliando o acesso a exames e avaliações especializadas.

“O serviço que está sendo oferecido hoje é voltado para quem é diabético. Temos, em parceria com a Prefeitura e a Ufac, serviços como avaliação da retina, retinografia, atendimento com dermatologia e eletrocardiograma. São avaliações essenciais para identificar sinais ou sintomas de alerta e melhorar o atendimento à comunidade.”

WhatsApp_Image_2025-11-14_at_11.25.39-2.jpeg

O gestor explicou que a unidade também realiza encaminhamentos quando necessário, garantindo continuidade do cuidado.

“Todos os nossos pacientes realizam o exame de hemoglobina glicada a cada semestre. Com esse resultado, conseguimos avaliar a intensidade da doença e definir estratégias de acompanhamento. Caso seja necessário, fazemos o encaminhamento para atendimentos especializados, inclusive em parceria com o EMAD do município e do Estado.”

Presente à ação, Célio Guimarães, 53 anos, autônomo, morador do bairro Ayrton Senna, é acompanhado pela Urap Maria Barroso desde 2004, quando recebeu o diagnóstico de diabetes. Para ele, o atendimento contínuo tem sido fundamental para o controle da doença.

WhatsApp_Image_2025-11-14_at_11.25.39.jpeg

“Desde que descobri o diabetes, sempre recebi o suporte da unidade. Sou muito bem acompanhado pelo médico, pelos enfermeiros, pelo agente de saúde, e recebo a medicação pelo SUS.”

Apesar de conviver com complicações decorrentes da doença — Célio passou por amputação das duas pernas — ele destaca a importância da disciplina no tratamento.

“Hoje minha diabetes está controlada, graças a Deus. O conselho que eu dou é que as pessoas se policiem. A diabetes tem controle, mas exige alimentação rigorosa e uma dieta eficaz. Minha amputação veio por desobediência minha, pelo excesso. Não culpo a doença.”