..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

TJAC promove mutirão de saúde na Apae Rio Branco; ação integrou a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

TJAC promove mutirão de saúde na Apae Rio Branco; ação integrou a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla

Mais de 80 pessoas com deficiência e autismo foram atendidas, nesta terça-feira, 26, em um mutirão de saúde e inclusão promovido pelo Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), em Rio Branco. A ação ocorreu na sede da instituição, localizada no bairro Esperança, e integrou a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

WhatsApp_Image_2025-08-26_at_14.44.45.jpeg

Organizado pela Coordenadoria de Bem-Estar e Saúde (Cobes) do TJAC, o mutirão disponibilizou atendimentos médicos, fisioterapêuticos e psicoterapêuticos, além de serviços como aferição de pressão arterial, verificação de níveis glicêmicos e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C.

“Quando o Judiciário abre suas portas para atender famílias e pessoas com deficiência intelectual e múltipla, ele não só cumpre sua função institucional, mas se aproxima da comunidade, tornando-se mais humano e acessível”, frisou a coordenadora da Cobes, Dala Nogueira.

WhatsApp_Image_2025-08-26_at_14.44.44.jpeg

A ação também foi comemorada por familiares dos assistidos. Aparecida dos Santos, mãe de Micaela, aluna da Apae há 14 anos, ressaltou a rapidez do atendimento. “A gente fica esperando por uma consulta ou exame e demora. Aqui, tudo foi rápido. Saímos com a receita e o remédio. Parabenizo a iniciativa”.

A assistente social da entidade, Fabiola Freitas, destacou a importância da parceria com o Judiciário e adiantou que novos projetos conjuntos devem ser firmados. “A Apae só tem a ganhar com esse apoio. Este ano, o Tribunal de Justiça veio como padrinho e já estamos preparando uma parceria que vai ampliar esse trabalho.”

WhatsApp_Image_2025-08-26_at_14.44.43.jpeg

Segundo o subsecretário de Estratégia e Sustentabilidade do TJAC, Evandro Araújo, o Tribunal busca manter a proximidade com a população mais vulnerável. “Nosso objetivo é fortalecer práticas de cidadania e inclusão, ampliando o acesso a serviços que melhoram a qualidade de vida de quem mais precisa”, concluiu.