..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Rio Branco está entre as capitais que não tem plano para o manejo correto das águas das chuvas

Rio Branco está entre as capitais que não tem plano para o manejo correto das águas das chuvas

Estudo divulgado em abril deste ano pelo Instituto Trata Brasil revela que Rio Branco está entre as capitais que declararam não possuir Diagnóstico Temático da Gestão Técnica dos Serviços de Drenagem e Manejo das Águas Pluviais Urbanas (DMAPU).

Além da capital acreana, estão na lista Aracaju (SE), Maceió (AL), Salvador (BA), Belém (PA), Boa Vista (RR), Palmas (TO).

O Trata Brasil afirma que apesar do novo marco do Saneamento Básico prever incentivos para a constituição do plano diretor específico para a DMAPU, mais de 80% dos municípios brasileiros não o possuem.

“Novamente, a existência deste instrumento legal está associada aos grandes municípios, especialmente às capitais dos estados.

Nos meses de março e abril deste ano, Rio Branco sofreu inundações causadas por água da chuva, principalmente na região da Baixada da Sobral, a mais populosa da capital. Ruas ficaram completamente debaixo d’água, residências foram invadidas pela água.

Os pesquisadores concluem dizendo: “os dados disponíveis indicam que o país ainda está distante de uma estrutura robusta de prevenção e gestão de riscos hidrológicos. Com 50% dos municípios classificados com risco alto ou muito alto para eventos extremos até 2030, segundo o AdaptaBrasil, torna-se imperativo fortalecer o planejamento, diversificar os modelos de operação e viabilizar novas formas de financiamento. A urgência do tema exige ações coordenadas, com base em evidências técnicas, sensibilidade territorial e protagonismo político em todas as esferas da federação”.

CONFIRA