..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Prefeitura de Rio Branco realiza ação de ordenamento no Calçadão do Centro

Prefeitura de Rio Branco realiza ação de ordenamento no Calçadão do Centro

Medida busca organização do espaço público e atende reivindicação de lojistas e permissionários

A Prefeitura de Rio Branco, por meio de uma ação conjunta entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Tecnologia e Inovação (SDTI), a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e a equipe de Fiscalização, deu início nesta semana a uma ação rotineira de ordenamento urbano na região do Calçadão da Benjamim Constant , no Centro da Capital.

O objetivo da ação é garantir a organização do espaço público, respeitando os direitos dos pedestres, lojistas e ambulantes autorizados, especialmente diante do aumento do número de comerciantes informais ocupando áreas irregulares. Segundo a Prefeitura, a operação utiliza uma nova metodologia de abordagem, pautada pelo respeito ao princípio da constitucionalidade.

WhatsApp_Image_2025-10-12_at_08.11.28.jpeg

Ainda de acordo com a gestão municipal, os produtos à venda só estão sendo apreendidos nos casos em que não há possibilidade de diálogo e colaboração voluntária.

De acordo com o coronel Ezequiel Bino, da SDTI, a ação é uma resposta a constantes reivindicações de lojistas e concessionários que operam no Aquiles Peret Shopping (Camelódromo), e que vêm enfrentando prejuízos com a presença desordenada de ambulantes no calçadão.

WhatsApp_Image_2025-10-12_at_08.11.29-2.jpeg

“Existe uma reivindicação dos lojistas, dos concessionários que têm box no Aquiri Shopping, enfim, para que a Prefeitura tome medidas de fiscalização em relação aos camelôs que estão — a palavra é essa — invadindo o calçadão. Com mesas, usando a fachada do Colégio Acreano, por todo canto você vê uma desorganização muito grande”, explicou o coronel.

Durante a ação, foi identificado um comércio paralelo de aluguel de mesas e cadeiras no local. Ambulantes que antes circulavam com mercadorias passaram a se instalar de forma fixa, utilizando estruturas alugadas por R$ 10 por dia, o que contribui para o adensamento e bloqueio de áreas de passagem de pedestres.

WhatsApp_Image_2025-10-12_at_08.11.30-3.jpeg

“Há pessoas que têm box e mesmo assim vão para o calçadão. Também identificamos um comércio clandestino de aluguel de mesas. Isso tudo está sendo mapeado. Primeiro, tentamos a sensibilização, mas como não houve retorno, iniciamos as apreensões. Hoje, por exemplo, apenas uma apreensão foi necessária”, afirmou Bino.

A Prefeitura reforça que a ação também
se antecipa à inauguração do novo Calçadão, atualmente em processo de revitalização. A meta é garantir que, após a entrega das obras, o espaço público seja mantido organizado e acessível a todos.

WhatsApp_Image_2025-10-12_at_08.11.30-2.jpeg

“Com a revitalização do calçadão e a chegada do período natalino, não será permitido nenhum tipo de ocupação irregular. Estamos trabalhando desde já para evitar que essa desorganização se repita no futuro”, concluiu o titular da SDTI.