..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Prefeitura de Rio Branco promove capacitação sobre prevenção de complicações em feridas do pé diabético

Prefeitura de Rio Branco promove capacitação sobre prevenção de complicações em feridas do pé diabético

Com foco na prevenção de complicações graves e na qualificação contínua dos profissionais da saúde, a Prefeitura de Rio Branco, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta quinta-feira (10) uma capacitação especializada no cuidado com feridas do pé diabético. A formação aconteceu no auditório do Palácio da Justiça, no centro da capital.

A atividade foi conduzida pelo time de especialistas de Atenção às Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde, e teve como público-alvo os profissionais da Atenção Primária à Saúde, porta de entrada do usuário no Sistema Único de Saúde (SUS).

WhatsApp_Image_2025-07-10_at_11.57.12-2.jpeg

O curso abordou desde a avaliação de risco até o tratamento e encaminhamento de casos clínicos, com foco na prática do cuidado qualificado e humanizado. Entre os temas discutidos, estiveram: classificação de risco do pé diabético, avaliação clínica, prevenção, educação para o autocuidado, tipos de feridas, técnicas de curativos e fluxos de atendimento.

O secretário municipal de Saúde, Rennan Biths, destacou a importância da iniciativa: “Essa capacitação faz parte da política de qualificação permanente dos nossos profissionais. Nosso compromisso é com a prevenção e o cuidado humanizado, para que possamos evitar complicações graves, como as amputações, e garantir mais qualidade de vida às pessoas com diabetes.”

A diretora de Políticas em Saúde, Jocelene Soares, também ressaltou o papel da formação: “Capacitações como essa ajudam a fortalecer a rede de atenção à saúde e garantem que o atendimento nas unidades seja cada vez mais resolutivo, acolhedor e padronizado.”

WhatsApp_Image_2025-07-10_at_11.57.12.jpeg

A enfermeira da Secretaria Municipal de Saúde, Tatiane Fernandes, explicou o objetivo da qualificação: “O objetivo da qualificação é humanizar o atendimento aos pacientes com pé diabético, que já são um público bastante vulnerável, inclusive do ponto de vista psicológico. Quando desenvolvem feridas, seu estado emocional tende a se agravar. Por isso, buscamos padronizar e qualificar esse atendimento para que, independentemente da unidade de saúde procurada, ele seja realizado com qualidade e humanização.”

O diabetes é uma das principais causas de amputações de membros inferiores no Brasil. Em Rio Branco, há 8.913 pessoas com diagnóstico da doença cadastradas no sistema municipal de saúde.