..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Pensando no futuro Prefeitura de Rio Branco promove educação ambiental para crianças desde a pré-escola

Pensando no futuro Prefeitura de Rio Branco promove educação ambiental para crianças desde a pré-escola

Um olhar para o futuro! É assim que a Prefeitura de Rio Branco vem trabalhando a educação ambiental com o público escolar infantil, visando a conscientização e a transformação dessas crianças em futuros adultos que respeitem e amem a natureza.

Na manhã desta terça-feira (20), por exemplo, os alunos do Centro de Educação Infantil David Rodrigues, localizado na região do bairro Alto Alegre, receberam as equipes da Semeia, para mais uma ação nobre em prol do meio ambiente: plantar árvores e frutíferas, às margens do Igarapé Fidêncio, que fica próximo da escola municipal.

A aluna Maria Clara, de apenas três aninhos, além de ter ajudado a plantar uma árvore da espécie Sibipiruna, deu uma verdadeira aula sobre o que aprendeu e ainda alertou sobre os cuidados com o meio ambiente e até com o mosquito da dengue.

"Estamos trabalhando pelo meio ambiente, plantando coisinhas que são como a árvore e é para combater a dengue. Então, nunca jogue lixo na rua”, disse.

A coordenadora pedagógica do Centro Educacional, Maria Gorete, falou da importância desse trabalho de educação ambiental voltado para esse público escolar ainda tão precoce.

Semeia_10.jpeg

“É um trabalho pedagógico, mas também é um trabalho de consciência. Desde pequenininho a gente já ensina as crianças a ter essa consciência da preservação sobre o meio ambiente. O nosso maior objetivo é fazer com que as crianças tenham esse conhecimento sobre a preservação da natureza e a importância do meio ambiente para a nossa vida”.

A engenheira florestal, Cassia Melo, falou da importância da educação ambiental para as crianças desde a pré-escola.

“A Semeia já vem desenvolvendo um trabalho com as crianças, com a escola em relação à recuperação de áreas de preservação permanente. É um projeto que a gente já trabalha há bastante tempo e que é de suma importância, pois as crianças, que são o futuro. A gente já está trabalhando a conscientização desses pequenos, a gente já consegue que eles comecem a reproduzir isso na sua família, dentro da sua casa, na sua vizinhança", explicou.

Esse trabalho nas escolas desenvolvido pela Semeia é uma ação continuada, desde que a atual gestão municipal assumiu. A diretora de Educação Ambiental do Horto Florestal, Luzimar de Oliveira, disse que foi uma determinação do prefeito de Rio Branco dar uma atenção toda especial sobre o meio ambiente, principalmente voltada ao público infantil.

“Como no início da gestão, o nosso prefeito deu como diretriz, que a gente trabalhasse esse processo de educação ambiental mais fortemente, com as crianças, nas escolas, porque elas são o futuro, elas que vão cuidar desse ambiente. Então, a gente está fazendo esse trabalho em várias escolas e nas áreas que têm para recuperação de mata ciliar, recuperação diária de APP. A gente faz esse trabalho educativo e termina com plantio de espécies florestais”.