..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Operação simulada contra enxurradas em Rio Branco mobiliza Bombeiros e Defesa Civil

Operação simulada contra enxurradas em Rio Branco mobiliza Bombeiros e Defesa Civil

Na Capital acreana, 140 militares do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Municipal participaram de um simulado no início deste mês para saber de que forma proceder em situações de enxurradas.

No ano passado, Rio Branco foi atingida por vários desastres hidrológicos que deixaram milhares de famílias desabrigadas e reduziu o poder de socorro da corporação em virtude da quantidade de pessoas afetadas.

De acordo com a Defesa Civil, as enxurradas estão ligadas diretamente às ocupações inadequadas. As pessoas foram construindo casas ao longo dos anos, às margens de rios e igarapés se avaliar o perigo que é habitar uma área de risco.

A capitã Francisca Fragoso explicou que o plano operacional elaborado pelo Corpo de Bombeiros prevê diversas ações, sempre
avaliando o tempo resposta e a logística empregada.
"O foco é a preservação de vidas. Em caso de
desastre a tropa tem que se apresentar brevemente no quartel, acionando também a Defesa Civil", disse Fragoso.

Ainda de acordo com o oficial do Corpo de Bombeiros, toda vez que chove duas ou mais, guarnições saem para verificar como está o cenário nas áreas que constam no mapa de risco.
"Nossas equipes vão para campo em pontos específicos, que foi predeterminado pela gestão operacional para que possa fazer a observação dos rios e igarapés", concluiu.