..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Nível do Rio Acre alcança 1,77 metro na Capital e estiagem já é considerada entre as mais severas dos últimos anos

Nível do Rio Acre alcança 1,77 metro na Capital e estiagem já é considerada entre as mais severas dos últimos anos

Boletim da Defesa Civil aponta nível crítico do manancial neste sábado, 13; falta de chuvas agrava cenário de seca na Capital acreana

O Rio Acre registrou, na manhã deste sábado, 13, o nível de 1,77 metro em Rio Branco, conforme boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal. A medição foi feita às 5h11 e aponta uma situação crítica de estiagem, com risco de ser uma das mais severas dos últimos anos na Capital.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil, tenente-coronel Cláudio Falcão, não foi registrada nenhuma precipitação nas últimas 24 horas. O volume de chuva é zero (00,00mm), o que agrava ainda mais a seca que atinge a região.

"A estiagem deste ano já apresenta sinais de que pode ser mais intensa que nos anos anteriores. Estamos monitorando a situação diariamente e orientando as comunidades ribeirinhas sobre os impactos que podem surgir", afirmou Falcão.

A situação preocupa especialmente comunidades que dependem do rio para transporte, abastecimento de água e pesca. Com o nível tão baixo, áreas rurais começam a enfrentar dificuldades no acesso à água potável e à mobilidade fluvial, além de maior risco de queimadas em áreas de vegetação seca.