..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Neabi do campus Rio Branco promove programação especial do Novembro Negro

Neabi do campus Rio Branco promove programação especial do Novembro Negro

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) do Instituto Federal do Acre (IFAC), campus Rio Branco, convida a comunidade acadêmica e externa para participar da programação do Novembro Negro: Por uma Educação Antirracista, iniciada no dia 4 e seguem até 30 de novembro de 2025.

A proposta reforça o compromisso institucional com a promoção da Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), alinhada à Lei nº 10.639/03, que institui o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena nas escolas brasileiras. Ao longo do mês, as ações buscam combater o racismo estrutural e institucional, ressaltando a ancestralidade e as contribuições dos povos afrodescendentes e indígenas para a sociedade.

Destaques da segunda quinzena - A programação reúne oficinas, vivências culturais, palestras e debates que articulam arte, ciência, direito e identidade. Entre os destaques da segunda metade do mês serão realizadas a partir desta sexta-feira (14), conforme programação.

No dia 14 de novembro, das 13h30 às 17h, na sala do Neabi, será promovida a Oficina de Trança Nagô, destinada a valorizar a estética afro. Já em 19 de novembro, às 8h40, a quadra do campus recebe vivências de Capoeira e Maculelê, seguidas, às 14h, da palestra Aspectos Étnico-Culturais da Guiné Bissau, no auditório.

                                 Novembro Negro_CRB_1.jpeg  Novembro Negro_CRB_2.jpeg

Em 20 de novembro, das 9h50 às 11h30, o Laboratório de Artes sedia a Oficina de Xilogravura com Temática Afro. A programação cultural segue no dia 21 de novembro, às 18h, com o Festival de Arte e Cultura, realizado na Usina de Arte João Donato, com apresentações afro-brasileiras.

No mesmo dia, às 19h15, o auditório do campus recebe o debate Racismo e suas Repercussões no Âmbito Jurídico. Encerrando a agenda de oficinas da quinzena, em 27 de novembro, das 8h40 às 10h30, ocorre a atividade Slam: Arte e Cultura de Resistência em Libras, em sala de aula.

Participação e inscrições - Os coordenadores de curso estão sendo mobilizados para incentivar a participação das turmas em atividades relacionadas às suas áreas de formação. Para oficinas que exigem materiais específicos ou possuem vagas limitadas, como a de Trança Nagô, as inscrições devem ser realizadas pelo QR Code disponível no card de divulgação.

Estudantes e servidores são convidados a se engajar nos diferentes momentos de debate, reflexão e celebração cultural. A programação completa está disponível nos murais do campus Rio Branco e outras informações podem ser obtidas diretamente com o Neabi.

(Com informações e arte do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas do campus Rio Branco)