..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

Na Capital, apenas 300 crianças e adolescentes foram vacinados contra a dengue durante mutirão

Na Capital, apenas 300 crianças e adolescentes foram vacinados contra a dengue durante mutirão

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), apenas 300 crianças e adolescentes de até 16 anos foram vacinadas em Rio Branco durante o mutirão que aconteceu no sábado, 13.

O atendimento foi distribuído em sete Unidades de Referência em Atenção Primária (Uraps) e três Unidades de Saúde da Família (USF), onde inicialmente as doses estavam disponíveis para crianças de 10 e 11 anos.

Contudo, devido à baixa procura, o público-alvo foi ampliado para adolescentes até 16 anos.
Até o início de abril, apenas 6,18% do público-alvo havia sido vacinado.

Segundo Socorro Martins, diretora de Vigilância em Saúde, o município ainda possui 2,4 mil doses no estoque e planeja expandir a faixa etária mais uma vez para evitar o desperdício dos imunizantes.

O esquema vacinal contra a dengue consiste em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas. A escolha inicial da faixa etária foi baseada nos dados que indicam o maior número de hospitalizações por dengue entre crianças e adolescentes de 6 a 16 anos.

Locais onde estão disponíveis as vacinas:

-Urap Eduardo Assmar

-Urap Roney Meireles

-Urap Augusto Hidalgo de Lima

-Urap Cláudia Vitorino

-Urap Rozângela Pimentel

-USF Maria Áurea Vilela

-USF Francisco Constâncio

-USF Manoel Alves Bezerra

O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses. Ao todo, 17.810 doses da vacina foram enviadas pelo Ministério da Saúde e chegaram ao Estado em fevereiro deste ano.