..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Geral

HEADSCON ACRE 2025: produção de games da Amazônia Legal ganha espaço e visibilidade na Mostra Competitiva de Jogos

HEADSCON ACRE 2025: produção de games da Amazônia Legal ganha espaço e visibilidade na Mostra Competitiva de Jogos

O segundo dia do HEADSCON ACRE 2025, realizado nesta quarta-feira, 19, no Sesc Bosque, colocou em evidência a produção independente de jogos digitais da Amazônia Legal. A Mostra Competitiva de Jogos, um dos destaques do evento, reúne desenvolvedores de diversos Estados da região, além de celebrar a diversidade e o talento local.

Para Olímpio, produtor de área da Mostra Competitiva e palestrante, a iniciativa representa um passo significativo para a indústria nacional.

WhatsApp_Image_2025-11-19_at_10.59.20-4.jpeg

“A mostra competitiva de games da Amazônia Legal eu considero um marco para a indústria de games nacional, de verdade. A gente está dando visibilidade não só para estúdios estruturados, mas também para grupos e iniciativas de desenvolvedores de toda a região. Hoje temos representantes do Maranhão, Amapá, Amazonas, Pará e quatro equipes do Acre. É muito especial ver a própria indústria acreana surgindo em torno desse movimento.”

Olímpio destacou que os participantes têm acesso a estrutura completa, com stands individuais, hospedagem, alimentação e passagem, além de receber feedbacks que contribuem para o desenvolvimento dos jogos.


WhatsApp_Image_2025-11-19_at_10.59.20-3.jpeg

Ele também lembrou das premiações significativas da mostra, que já ultrapassam R$ 300 mil ao longo das três edições, além de oportunidades de participação em eventos internacionais como a Gamescom, na Alemanha.

“Não é só a questão financeira. Buscamos gerar impacto real na carreira dessas pessoas, conectando-as com grandes mercados. Já levamos vencedores daqui até a Alemanha, com tudo pago.”

WhatsApp_Image_2025-11-19_at_10.59.20-2.jpeg

Segundo Felipe Lobo, também produtor da Mostra Competitiva, o edital é aberto a toda a Amazônia Legal e recebe protótipos e jogos completos.

“O público vota no melhor jogo pelo júri popular, e há quatro categorias técnicas avaliadas por especialistas. A decisão final acontece amanhã, no final da tarde, tanto da mostra quanto da Redis Jam.”

WhatsApp_Image_2025-11-19_at_10.59.20.jpeg

A Redis Jam é uma maratona de desenvolvimento com capacitação, mentorias online, criação de pitch deck e protótipo, culminando na apresentação ao vivo no formato Pitch Arena. Ao final do evento, oito prêmios serão entregues: cinco da Mostra Competitiva e três da Redis Jam.

Entre os destaques locais, André Siqueira apresentou o jogo Carbon Zero, criado por uma equipe de cinco pessoas. “Foi nossa primeira experiência em desenvolvimento de jogos. O evento está bem organizado, divertido e permite que o público interaja com nossos projetos.”
O jogo aborda temas ambientais, reforçando a relevância social e educativa da produção local.

WhatsApp_Image_2025-11-19_at_10.59.16.jpeg

A equipe de Jeanine Adler, do Maranhão, também participa pela primeira vez do evento. Composta majoritariamente por mulheres programadoras, a equipe apresenta um jogo sobre a sobrevivência de um barco em um oceano cheio de monstros.

“O público está gostando muito, as crianças voltam várias vezes para jogar. Estamos ansiosos para a votação de amanhã, mas é incrível competir com equipes de Manaus e Belém que têm jogos maravilhosos”, enfatizou.