O Corpo de Bombeiros do Acre (CBMAC) emitiu um alerta urgente à população sobre os perigos de entrar nas águas do Rio Acre durante o período de enchente. O aviso foi reforçado pelo tenente Freitas Filho, que destacou os riscos graves associados à forte correnteza e ao alto volume de água.
Apesar da aflição e da ansiedade enfrentadas pelas famílias afetadas pela enchente em Rio Branco, há pessoas que enxergam o momento como uma oportunidade de lazer, arriscando-se ao nadar no rio ou até mesmo pular de pontes.
No entanto, o Corpo de Bombeiros reforça que essa prática pode ser extremamente perigosa. De acordo com o tenente Freitas Filho, as águas agitadas do Rio Acre representam um grande risco, principalmente para quem não tem experiência ou treinamento adequado em nado.
“Nós temos muitos riscos associados. Não é recomendado banho nessa época. O alto volume de água também gera uma grande energia, fortes correntezas, que são um risco elevado para as pessoas que não têm a devida perícia no nado", explicou.
O Corpo de Bombeiros reforça a importância de seguir as orientações de segurança e evitar a exposição desnecessária ao risco. Além das correntezas, galhos e detritos levados pela água podem representar obstáculos perigosos, aumentando as chances de acidentes e afogamentos.
Na tarde do sábado, 15, um jovem identificado como Roger da Silva Matos, de 18 anos, desapareceu enquanto tomava banho com amigos no Rio Acre, na Capital. Ele foi visto pela última vez ao passar sob a Ponte Metálica Juscelino Kubitschek, momento em que submergiu e não voltou à superfície. As buscas continuam.