Maior cemitério da capital tem mais de 100 mil sepultados; segurança, limpeza e serviços especiais foram reforçados pela prefeitura
O Cemitério São João Batista, o maior e mais tradicional de Rio Branco, deve receber cerca de 30 mil visitantes neste domingo, 2, Dia de Finados. O espaço abriga mais de 100 mil pessoas sepultadas e é o principal ponto de visitação nesta data, quando famílias prestam homenagens aos entes queridos.
Segundo o secretário municipal de Cuidados com a Cidade, Tony Roque, os quatro cemitérios da Capital devem somar quase 50 mil visitantes ao longo do dia.
“Esse é o maior cemitério de Rio Branco. Só aqui, no São João Batista, a estimativa é de 30 mil visitas. No total, considerando os quatro cemitérios da cidade, são quase 50 mil pessoas. É um local tradicional, o mais antigo da capital, e que também concentra o maior número de sepulturas”, explicou o secretário.

Roque destacou ainda que, além do reforço na limpeza e na segurança, a prefeitura montou uma estrutura especial para auxiliar os visitantes.
“Hoje temos um serviço de apoio aos familiares, com a identificação e devolução de objetos ou placas perdidas. Muitas pessoas aproveitam o Dia de Finados para realizar a limpeza e o embelezamento dos túmulos, e estamos aqui para prestar esse apoio”, disse.
O secretário afirmou que o cemitério conta com sete câmeras de monitoramento, instaladas em parceria com a Secretaria de Tecnologia, sob coordenação do coronel Bino.
“A segurança está garantida. Temos vigilância no local e câmeras de monitoramento. Também ampliamos o acesso com a construção de um novo portão na rua paralela, o que facilita a limpeza, o fluxo de visitantes e a retirada de entulhos”, completou.

A Prefeitura de Rio Branco informou ainda que, após o Dia de Finados, equipes continuarão no cemitério realizando manutenção e atendimento aos familiares que desejarem identificar fotos, placas ou outros itens dos túmulos.
“A determinação do prefeito Tião Bocalom é que a gente melhore cada vez mais a estrutura dos cemitérios, trazendo tecnologia e mais conforto para os visitantes”, concluiu o gestor.
