Alunos, pais, responsáveis, direção e funcionários da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) participaram na manhã desta quinta-feira, 28, de uma carreata pelas ruas do Centro da Capital, encerrando a programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2025, realizada entre os dias 21 e 28 de agosto.
Após percorrer as principais vias da cidade, os participantes seguiram para a quadra da instituição de ensino especial, onde a festa foi concluída com um descontraído banho de mangueira do Corpo de Bombeiros, que fez a alegria dos estudantes.
A presidente da Apae Rio Branco, Maria do Carmo Pismel, a Carminha, destacou a importância da programação e agradeceu os apoiadores. “Foi uma semana de reflexão e mobilização, mas também de muita alegria. Queremos agradecer ao apoio do Reginaldo Pereira de Melo, o ‘Docinho’, da Star Motos, do RBTrans e do Corpo de Bombeiros, que tornaram possível a realização da nossa festa de encerramento da semana”, frisou.
Neste ano, o tema escolhido foi “Deficiência não define. Oportunidade transforma. Inclua nossa voz!”, reforçando a necessidade de construir uma sociedade mais inclusiva, baseada no respeito às diferenças e na valorização da participação ativa das pessoas com deficiência.
A programação na Capital contou com palestras, atividades culturais e momentos de convivência, todos voltados a ampliar a conscientização e fortalecer a luta por direitos e oportunidades iguais. “Todas as pessoas com deficiência são protagonistas de suas histórias. Não existe diferença onde existe amor, e é isso que define a nossa missão”, finalizou Carminha.