Iniciativa do Sicoob Credisul, em parceria com cooperados locais, busca incentivar a solidariedade e reforçar os estoques do Hemoacre
A solidariedade ganha um novo impulso no dia 19 de julho, com a campanha “Cooperar corre em nossas veias”, promovida pela cooperativa de crédito Sicoob Credisul em parceria com cooperados locais. A ação será realizada no Hemoacre, em Rio Branco, das 7h às 17h, na Av. Getúlio Vargas, 2787, bairro Bosque.
Com o mote que reforça o espírito cooperativista e o compromisso com o bem coletivo, a campanha visa mobilizar a população para a doação de sangue, um gesto simples, mas que pode salvar vidas. A iniciativa reúne diversos parceiros cooperados, entre eles Casa Nobre, Atacadão dos Óculos, Disfri, Grupo NP, Cimec, Acremáquinas, Barriga Verde, e outros.
O gerente Regional da Sicoob Credisul, Murilo Aluízio falou da importância da ação e fez um chamamento para que todos participem.
“O Cooperar Corre em Nossas Veias é a mais um evento que evidencia a força do cooperativismo e o poder de mudança que ele traz onde está, nas localidades que está inserido. Uma ação social que visa o bem-estar da população e das pessoas que necessitam de doação de sangue. Por isso, fazemos um chamamento a todos que possam cooperar com a doção de sangue e salvar vidas”, conclamou.
Requisitos para doar
Para participar da campanha, os voluntários devem estar atentos às orientações do Hemoacre. Entre os requisitos estão:
- Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 devem estar acompanhados do responsável legal);
• Pesar mais de 50 kg;
• Estar em boas condições de saúde;
• Ter dormido ao menos 6 horas nas últimas 24h;
• Estar alimentado (evitando alimentos gordurosos nas 3 horas anteriores);
• Apresentar documento oficial com foto.
Impedimentos temporários e definitivos
Algumas condições impedem a doação de forma definitiva, como histórico de hepatite após os 11 anos de idade, uso de drogas injetáveis e doenças como HIV, HTLV e Doença de Chagas. Já impedimentos temporários incluem gripe, febre, gravidez, amamentação, tatuagens recentes, uso de bebidas alcoólicas nas 12h anteriores, entre outros.
É importante lembrar que, antes de doar, o voluntário passará por triagem clínica e será necessário responder a um questionário para garantir a segurança da doação.
Intervalos entre doações
Homens podem doar sangue a cada 2 meses (até no máximo 4 vezes ao ano), enquanto mulheres devem respeitar um intervalo de 3 meses entre as doações (até 3 vezes ao ano).
Doação consciente
A campanha também reforça a importância de doar sangue com responsabilidade. Quem recebeu vacina contra a COVID-19 deve observar o tempo de espera:
• Coronavac: 48 horas
• AstraZeneca, Pfizer ou Janssen: 7 dias