Alunos do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Dom Pedro II conheceram na manhã desta terça-feira (14) o Projeto Tamazon, cujo objetivo é conscientizar sobre a conservação de duas espécies de quelônios, o tracajá e a tartaruga, símbolos importantes da Amazônia.
O projeto é sediado na Estância Terra, no KM-7 da Transacreana, zona rural de Rio Branco, e abriga mais de 250 mil espécies em três hectares de água.
A visita dos alunos foi idealizada e coordenada pela professora de Biologia, Bianca Raquel. Ela reforçou a importância de os estudantes conhecerem o projeto para entenderem na prática a reinserção dos quelônios e ideia de repovoamento dessas espécies nos rios da Amazônia.
“Esse conteúdo além de ser de extrema importância, porque a ecologia é uma coisa muito presente tanto no dia a dia deles quanto no meio, ele é um dos temas principais que caem no Enem. Sempre vai ter uma pergunta de ecologia, sempre vai ter uma pergunta voltada ao nosso meio, a Amazônia. A experiência e a vivência de ir até o local é mais enriquecedora, porque a partir daí você cria um vínculo de compreensão muito maior do conteúdo, porque ele se torna um conteúdo de campo, se torna um conteúdo prático. Então, a criança ou adolescente vendo esse tema no dia a dia dele, indo para uma aula prática, fazendo ali um relatório sobre o conteúdo faz com que a absorção daquele conhecimento seja mais permanente e que ela fixe mais, ajudando ele tanto nos conteúdos de dentro da escola quanto nos conteúdos sociais e de comunidade”, reforçou a professora.