..::data e hora::.. 00:00:00

Situações Crônicas - Por Daniel Zen

Recuperação da BR-364: Quem é o pai da criança? 

Recuperação da BR-364: Quem é o pai da criança? 

Foi com imensa satisfação que li, aqui mesmo neste portal, que o Governo Lula já destinou e vai liberar, ainda nesse ano de 2023, o valor de R$ 600 milhões para a recuperação da BR-364. Segundo noticiou o jornalista Luciano Tavares, a recuperação da rodovia que integra a maioria dos municípios acreanos foi o principal assunto de um encontro ocorrido nesta quinta-feira, 02/03, entre senadores, deputados federais e deputados estaduais do Acre, com o ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília.

Na véspera, havia lido uma outra notícia que dava conta da aquisição de novos, modernos e bem equipados veículos do tipo ônibus, por uma empresa local, para fazer o transporte intermunicipal pela BR-364. Pensei aqui, cá com os meus botões: "com a BR-364 nesse estado deplorável, esses ônibus não vão durar nem dois meses". Eis que é anunciada a boa nova!

Agora, todo mundo vai querer ser o pai da criança, incluindo aqueles que, inconformados com a eleição de Lula, incentivaram e financiaram acampamentos na porta dos quartéis para pedir uma ilegal e ilegítima "intervenção federal", um eufemismo para ruptura democrática, crime previsto no Código Penal e por cuja prática centenas de "manifestantes" estão, corretamente, respondendo. E também aqueles que, senão incentivaram ou praticaram, ao menos passaram - e seguem passando - pano para os que, semanas depois, se converteram de "patriotas" em baderneiros, arruaceiros e terroristas, a barbarizar a Capital Federal no dia 8 de janeiro de 2023. Os mesmos que agora querem fazer crer que os terroristas eram militantes de esquerda "infiltrados". Façam-nos o favor…

Pois não custa dizer que a criança pode até ter vários pais, mas, o principal deles é um só. E ele se chama Luiz Inácio Lula da Silva. Aliás, foi nos seus governos anteriores que a BR-364 viveu os seus melhores momentos, trafegável de inverno a verão. Ela foi construída com a melhor tecnologia disponível para o clima e solo de nossa região? Não! Poderia ter sido feito coisa melhor? Com toda a certeza, sim. Mas, foi com Lula, Dilma, Jorge, Binho e Tião que a BR-364 deixou de fechar, de ter o seu tráfego interrompido no período de chuvas.

Com Bolsonaro lá e Gladson cá, a coisa degringolou de um tal jeito, o descaso foi tamanho, que nem preciso dizer como se encontra a rodovia: está prestes a fechar. Foram quatro anos completos de uma desídia profunda, mas, as autoridades constituídas - incluindo quase toda a bancada federal anterior e o governo estadual - eram bolsonaristas, apoiadores do então presidente, que nada fez para ajudar o Acre e também por isso não foi, por elas, cobrado.

E os membros da atual bancada? Estão certos eles e elas, de correr atrás do prejuízo! Estão certos em cobrar providências do atual governo, afinal, é quem está com o poder nas mãos. Porém, não nos esqueçamos: os 3 senadores e os 8 deputados federais da atual bancada acreana foram todos eles eleitos na base bolsonarista.

Isso me leva a minha última conclusão, também aqui, cá com os meus botões: esse tal de Lula é o cara mesmo! Fosse um governo rancoroso e de ódio como o do "mito" dos atuais parlamentares acreanos, eles nem seriam recebidos. Na condição de adversários, seriam tratados como inimigos. Mas, nesse governo, de esquerda e progressista, até os "conservadores de direita" do Acre estão sendo tratados com toda a consideração, respeito e dignidade que os cargos por eles ocupados merecem. Um tapa, com luva de pelica, na cara de cada um deles e delas.

*Daniel Zen é doutorando em Direito pela UnB, mestre em Direito pela UFSC, advogado e professor do Curso de Direito da UFAC. É contrabaixista da banda de rock Filomedusa, ativista do Circuito Fora do Eixo, colaborador da Mídia Ninja e colunista do site Notícias da Hora. E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..