..::data e hora::.. 00:00:00

Cenário Acreano | Com Fredson Camargo

Expor Juruá

Expor Juruá

Essa semana todos os olhos políticos estiveram voltados para festa agropecuária do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Foi uma festa bonita, sem incidentes como aconteceu na Expoacre e os candidatos aproveitaram para encher as redes sociais de fotos e vídeos. Enfim, foi um festão para político nenhum botar defeito.

Gladson Cameli

O governador Gladson Cameli (PP), que tenta a reeleição, nos últimos dia também esteve em sua cidade natal nos últimos dia. Visitou amigos, apoiadores, conversou com empresários e foi à cavalgada montado em seu alazão, com uma "ruma" de candidatos no seu cangote. Bora pedir votos, gente, foto com o governador só rende pra ele.

Ney Carrapato Amorim

Falando nisso, o candidato ao senado Ney Amorim (Podemos) virou o carrapato do governador Gladson Cameli (PP). A tropa de choque de Ney não deixa ninguém chegar perto de Gladson. Dizem que Allan Rick (União Brasil) tem proibição total. Quando Allan está a cinco quilômetros de distância de Cameli, o alarme dispara e os homens do Ney já ficam em alerta. É Allan, o negócio é complicado, o jogo é bruto do outro lado.

MDB X Raphael Bastos

O negócio parece que se acalmou pelas bandas do “Glorioso” (MDB). O presidente regional deputado Flaviano Melo, emitiu uma nota sobre a recente reclamação de Raphael Bastos, candidato a deputado federal pelo partido, sobre a falta de repasse do fundo eleitoral. A nota afirma que Raphael Bastos, quando chegou ao MDB, falou que não precisava de recursos partidários, pois era um homem de posses, e que pela lei teria que receber R$ 25 mil e o partido destinou R$ 80 mil, logo o MDB fez mais que sua obrigação. Raphael havia prometido uma coletiva de imprensa no final da tarde da última sexta-feira 02, mas após a nota de Flaviano, se calou. Esperemos.

MDB x pesquisa Ipec

Esses últimos dias, deu o que falar no partido de Ulisses Guimarães (in memoriam)! Foi mandado de segurança na justiça para todo o lado. O MDB entrou na justiça contestando a pesquisa encomenda pela Rede Amazônica e realizada pelo Ipec (antigo Ibope), sob acusação de não ter os dados necessários ou completos para uma pesquisa registrada no Tribunal Superior Eleitoral. O partido alega que houve erros na amostragem da pesquisa e por isso pede a anulação da mesma. E agora TRE?

Sabatinados

Já passaram por entrevistas no modelo, sabatina, os candidatos ao senado Alan Rick (União Brasil), Nazaré Araújo (Federação Brasil da Esperança) e Sanderson Moura (Psol). Este último deu uma aula magna sobre o senado e as atribuições de um senador. Sanderson opinou dizendo que os senadores acreanos, são de baixo clero, massa de manobra dos partidos e apesar de Sérgio Petecão (PSD) ter sido primeiro secretário da mesa diretora, Márcio Bittar (União Brasil) o relator do orçamento da União e Mailza Gomes (PP) líder do bloco Unidos pelo Brasil, em que representa 21 senadores dos partidos PP e MDB, o que compreende a mais de 20% dos senadores da casa. Moura é advogado criminalista e um apaixonado pela Grécia antiga e sonha em discursar como os senadores da antiga Grécia, um sonho que parece impossível.

Além dos candidatos

Estava a pensar, é tanta correria numa eleição, que focamos nos candidatos e esquecemos as pessoas que fazem a roda da política girar. Hoje vou falar da figura que tem feito à diferença na campanha realizada nos meios digitais: é o social media, aquele profissional que está sempre lado a lado com o candidato, capturando as melhores imagens, editando e publicando nas redes sociais quase quem em tempo real. E não acaba por aí, ele ainda responde os comentários dos internautas e tira as dúvidas dos apoiadores, um trabalho que exige muito tempo e atenção. Dentre os muitos que se destacam, citarei os que conheço: Samuel ( Márcia Bittar), Eva Dantas ( Eduardo Veloso), Marcos Ramón (Mirla Miranda), Thalles (Emerson Jarude). Há muitos outros, que não sei quem são, mas estão fazendo um excelente trabalho. Parabéns!

Chapa de Federal

O União Brasil tem umas das chapas de deputado federal mais pesadas dessa eleição. Eduardo Veloso, Meire Serafim, coronel Ulisses Araújo, Fábio Rueda, Mirla Miranda e Pedro Valério. Em minha opinião, essa chapa conquista uma vaga dentro do quociente eleitoral e briga forte pela segunda na vaga de sobra. Os dois nomes mais fortes são da Meire Serafim e do Eduardo Veloso. Ambos estão com campanhas bonitas e bem organizadas.

Márcia Bittar e seus Prefeitos

Márcia disparou no quesito apoio de prefeitos, ela já conseguiu 13 alcades no seu arco de alianças, dentre eles os maiores colégios eleitorais do Acre. Rio Branco, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá e Brasileia, dentre outros menores, mas não menos importantes. Márcia entrou no jogo e pode surpreender seus adversários. Vamos aguardar.

Vice ainda sob contestação

A senadora Mailza Gomes (PP) foi “a escolhida” como vice na chapa do governador Gladson Cameli (PP), mas tudo indica que tem um grupo palaciano, da cozinha do governador, que ainda tenta removê-la da vaga. Mailza abra o olho, porque você o “fogo amigo”, queima muito e geralmente eles conseguem seus objetivos.