..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

Blog do Ray | Com Ray Melo

Mailza não concorda com a terceirização do Hospital do Alto Acre e defende a valorização dos profissionais de saúde

Mailza não concorda com a terceirização do Hospital do Alto Acre e defende a valorização dos profissionais de saúde

Bom dia! Boa tarde! Boa noite!

Como atualmente eu sou um blogueiro que não cai mais na folia e como quem não tem dinheiro, conta história, vou contar mais uma das histórias de bate-papos que estou tendo com pessoas simples e pessoas que sabem tudo sobre o que rola nos bastidores do poder. Essa envolve uma polêmica na área de saúde, que vem se arrastando há um tempo, mas com poucas pessoas com coragem de tocar no assunto, já que a terceirização da saúde pública é tida como a precarização do sistema.

Em meio à repercussão negativa da possibilidade de terceirização do Hospital do Alto Acre, fontes próximas à vice-governadora Mailza Assis asseguram que ela não concorda com a possível decisão da Secretaria de Estado de Saúde, que sequer foi discutida no âmbito da gestão. Quem fez o relato sobre a questão foi uma pessoa ligada à gestão estadual e conhece a vice-governadora, mas que não vou citar o nome por uma questão de ética, além de preservar a fonte que é segura e das altas rodas políticas.

De acordo com o informado desta fonte, a vice-governadora ainda não se manifestou sobre o assunto publicamente, porém a posição de Mailza nos bastidores é clara: ela é contrária à terceirização e, em sua gestão, não haverá entrega da unidade à administração privada. Mailza se posiciona pela defesa da manutenção do hospital sob gestão direta do Estado, com fortalecimento da estrutura pública e valorização dos profissionais da saúde. A sinalização política é de que não haverá avanço em qualquer modelo de terceirização.

Vale lembrar ainda que o Conselho Estadual de Saúde não aprovou a iniciativa, reforçando críticas apresentadas por representantes de usuários e trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). Diante da resistência institucional e política, o edital de chamamento de empresas foi, inclusive, suspenso, interrompendo o andamento do processo. Sensível às questões de saúde, em momento oportuno, com certeza a vice-governadora vai apresentar publicamente seu posicionamento e encerrar a questão.

Nos bastidores, aliados da vice-governadora afirmam que a orientação é priorizar o diálogo com o Conselho e com as categorias da saúde, buscando alternativas que garantam melhorias no atendimento sem abrir mão da gestão pública da unidade hospitalar. Bom, nem só de atoleiros para fugir das tentações da festa de momo vive este blogueiro. Esta notícia, que do meu ponto de vista, é uma das melhores, faz parte do saldo positivo de não apreciar mais o Carnaval. 

Tenham um feliz restinho de folia. Mas sigo cantando: “as águas vão rolar, garrafa cheia só se for de guaraná”...