Ao lado do governador Gladson Camelí, a vice Mailza Assis participou da convenção em Brasília que marcou a criação do União Progressista, uma junção entre União Brasil e PP.
Mailza, que é pré-candidata ao governo do Acre, gravou um vídeo ao lado de Camelí e reforçou seu entusiasmo com a superfederação.
Em outra publicação, a vice-governadora declarou: “Hoje vivi um momento histórico em Brasília ao lado do nosso governador @gladsoncameli e das lideranças acreanas, na Convenção Nacional do Progressistas. Um passo importante para fortalecer ainda mais a nossa caminhada pelo Acre e pelo Brasil.
Sigo firme, com fé e esperança, acreditando que a política feita com união e diálogo é capaz de transformar a vida das pessoas”.
O poder da Federação
A aliança vem sendo apresentada como a maior força política do Brasil, pois soma 109 deputados federais e 15 senadores – as maiores bancadas das duas Casas -, sete governadores, 1.335 prefeitos, 186 deputados estaduais, quatro distritais e 12.398 vereadores.
A condução da federação, até o fim de 2025, será compartilhada entre o presidente do PP, senador Ciro Nogueira (PI), e o presidente do União Brasil, Antônio Rueda. Entre 2026 e 2029, a presidência do grupo ficará a cargo de Rueda.
A federação terá direito a receber a maior fatia, entre os 29 partidos registrados pelo TSE, do fundo público de financiamento de campanhas. São R$ 953,8 milhões em fundo eleitoral; e R$ 197,6 milhões em fundo partidário (números de 2024).