Alan Rick (UB) foi chamado de “senador jacamim” pelo presidente da executiva estadual do PT, ex-deputado estadual Daniel Zen, por anunciar a liberação de mais de R$ 16 milhões do governo federal para os municípios do Acre atingidos pelas enchentes e não citar o presidente Lula.
O senador foi entrevistado na TV Acre no sábado (2), destacou o volume de recursos, porém não menciona o presidente da República. Após a entrevista, Alan publicou em suas redes sociais que os mais de R$ 15 milhões foi “fruto do nosso trabalho conjunto entre a bancada, o governo do estado e as prefeituras solicitando ao governo federal”.
Na publicação na página do senador, Zen cobrou: “Agradeça ao presidente @lulaoficial, Senador. Tenha ao menos a hombridade de dar o crédito a quem e, de fato, é o responsável pelo auxilio”.
No X (antigo Twitter), o presidente do PT do Acre detonou Alan Rick lembrando que se o senador disser a verdade sobre o envio de recursos “sua língua não vai cair”
“O Presidente Lula libera os recursos para os municípios atingidos pela enchente e quem vai pra televisão anunciar é um senador bolsonarista, ultra-liberal, de extrema direita, reacionário e que enche a boca pra dizer que o presidente só faz mal ao BR e ao AC. Um recado para o senador-jacamim, que gosta de abanar com o chapéu alheio: agradeça ao Presidente Lula, Senador! Tenha ao menos a hombridade de dar o crédito a quem, de fato, é o responsável pela liberação dos recursos. Ao dizer a verdade, sua língua não vai cair...”.
Nos anos 1990, lá pelas bandas da rua Alécio Dias, na Cadeia Velha, que está alagada, era chamado de jacamim o sujeito que criava o filho alheio como se fosse pai da criança.