..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

ARTIGOS

Democracia e cidadania, todos os dias!

Democracia e cidadania, todos os dias!

Democracia boa é a democracia do pão na mesa do emprego da paz e da justiça social, pois na casa onde não tem pão todos gritam clamando pela força da nação, terra rica, forte produtora de grãos! 

Povo impotente, com a barriga roncando a mente vazia, esquecem o valor do amor, não aprendem a maestria da sabedoria, perdem o humor da alegria, assim fica escuro e difícil encontrar essa moça dos sonhos chamada cidadania!

Salutar democracia, palco de calorosos embates e de memoráveis poesias, amiga de todas as horas na tristeza e na alegria, luto por você todos os dias, sempre com o braço forte contra as propaladas demagogias, com a consciência coletiva e ativa que tuas vestes não podem ser uma fantasia!

Ciente que na tua companhia, posso ter um selo de garantia, pra sempre ser respeitado em homenagem aos filhos desse solo es mãe gentil pátria amada MARIAS!  

Bem amigos, irmanado com esse poema, fazemos a seguinte reflexão: Estamos cuidando adequadamente da nossa democracia? A nossa democracia vem sendo capaz de inspirar positivamente em nossas mentes sob o seu verdadeiro valor? 

As DORES  do episódio ocorrido em 8 de janeiro de 2023, que  INFAMARAM e inflamaram a nossa DEMOCRACIA, vão nos deixar cicatrizes importantes ou feridas eternas?

É com esses pontos de interrogações sob os ombros, que escrevo essa mensagem, esperançoso que à recebam com CORDIALIDADE, pois são palavras vindas do coração para chegar a outros corações! 

São conceitos coerentes, que primam por Instituições fortes garantidoras de um País soberano, capaz de um futuro digno! 

São palavras que vão ao encontro de vozes sinceras, leais, convictas e conscientes que temos um povo honrado, sofrido, guerreiro e batalhador que precisam de TRANQUILIDADE, precisam de OPORTUNIDADES para produzir prosperidade!

São sentimentos que refletem uma DEMOCRACIA COM ASPECTOS DE VULNERABILIDADE, acolhendo lamentavelmente DOIS países em UM; o Brasil DA LUZ e o Brasil DA ESCURIDÃO!

Assim sendo, pensando num Brasil eficiente, consciente e decente, num Brasil com CIDADANIA PLENA, num Brasil com SENSO DE HUMANIDADE, devemos refletir que:

– A sociedade brasileira não precisa de HERÓIS nem de SALVADORES DA PÁTRIA! Salvação SIM, salvadores NÃO!

– Precisamos sim: de uma nação democrática e corajosa, pois um povo civilizado, corajoso, informado, é a MENINA DOS OLHOS da Constituição! 

E a nossa Constituição, é um manual seguro para a formação de uma consciência cidadã em nossa gente. “Pois são nossa gente, que devem ser cultivadas como o bem de maior valor no planeta terra”! 

Um povo na miséria moral, na miséria social e sem valores humanos, será o reflexo de um Estado fracassado miserável e corrupto!

Entretanto, um povo com cidadania, com visão correta de valores institucionais, será o reflexo de um Estado forte, sem corrupção e em pleno desenvolvimento sustentável!

­Majestosamente a DEMOCRACIA não é um regime de imposição nem de concessão, mas sim, um REGIME DE CONQUISTAS; ’pois o HOMEM É A LIBERDADE e não há verdadeiramente homem sem liberdade, e não há liberdade política sem o voto popular”! 

“O VOTO é sua voz, sua voz é o seu poder, assim sendo, dê o poder do seu voto para quem sabe cuidar bem das pessoas e das nossas instituições”!

- Honrosamente, ao votarmos consciente, pensando na integralidade do voto, daremos responsabilidade a um candidato que honre as prerrogativas do cargo com um trabalho consistente.

Todavia, se sairmos para as urnas com o voto vendido, corrompido, atrelado a trapaceiros, prepare o bolso para sustentar a indecência na política, também a paciência para assistir os noticiários de TV falando mal de que os políticos não servem para nada, só pensam em roubar! É isso que queremos? É para isso que votamos? EVIDENTE QUE NÃO! 

A democracia deve ser um Ar que respiramos sem medo de nos intoxicar! Deve ser um oxigênio limpo, transparente, que alimente nossa alma e nossa mente! Deve ser uma paixão para o coração e boas energias para o pulmão, pois quanto mais exercitarmos democracia, mais fortaleceremos a cidadania, quanto mais inspiramos e conscientizamos cidadania, mais bons frutos daremos em prol da nossa soberania, quanto mais tivermos soberania, é a certeza de um país bem iluminado pelas estrelas da noite e pelo sol da luz do dia e livre como os ventos de uma ventania!

Evidentemente a DEMOCRACIA não veio para tornar as pessoas perfeitas, mas, categoricamente existe sim, para nos garantir o caminho da LIBERDADE, IGUALDADE E DIGNIDADE!  

E liberdade igualdade e dignidade, são valores humanos divinos que nascemos com eles, portanto, é um dever sagrado proteger esses valores, pois nenhuma mãe da a luz um filho pensando para ele um futuro indigno!

CHICÃO BRÍGIDO, Trajetória: nascido no seringal ouro preto - Ipixuna – AM- aos dez anos migrou para cidade de Cruzeiro do Sul- AC, onde dos 10 aos 16 anos trabalhou na padaria do senhor, NICOLAU ANTUNES em cruzeiro do sul,  dos 16 aos 18 anos trabalhou na padaria do senhor Ramides em cruzeiro do sul , dos 18 aos 20 anos trabalhou na farmácia do senhor Ivan melo em cruzeiro do sul , dos 21 aos 22 anos trabalhou na farmácia juruá do senhor  luiz Gonzaga, em Rio branco,  aos 23 anos iniciou sua atividade empresarial como  proprietário da DROGARIA OURO PRETO, em Rio branco,   de 1992 a 1994 exerceu o mandato de vereador de Rio Branco, MDB, de 1995 a 1998 exerceu o mandato de deputado federal, MDB, em 1998 concorreu ao Governo do ACRE, MDB, de 2.000 a 2004 exerceu o mandato de vereador de Rio branco, MDB, de 2005 a 2007 exerceu o mandato de deputado federal, MDB, de janeiro 2013 a junho a 2018  foi assessor da prefeitura municipal de Rio Branco!

Atividades comunitárias: Vice-presidente e presidente da associação de moradores do bairro estação experimental

Atividades Sindicais: Tesoureiro do sindicato das Farmácias – Rio Branco/Acre