..::data e hora::.. 00:00:00
gif banner de site 2565x200px

ARTIGOS

A Educação como um caminho de transformação para mulheres

A Educação como um caminho de transformação para mulheres

No Dia Internacional da Mulher, é crucial não apenas celebrarmos conquistas, mas também refletirmos sobre os caminhos que ainda precisamos percorrer para garantir igualdade de oportunidades e empoderamento. Um aspecto fundamental dessa jornada é o acesso à Educação para as mulheres, uma ferramenta poderosa para romper barreiras e construir um futuro mais justo e de equidade.

Como reitora do Instituto Federal do Acre (Ifac), a única instituição da Rede Federal em nosso Estado, me orgulha saber que quase 60% do nosso público de estudantes é feminino. São mulheres que realizam desde cursos técnicos até a pós-graduação, e que entendem o papel que o Ifac tem desempenhado no empoderamento educacional acreano.

O acesso à Educação é a chave para a autonomia e o desenvolvimento integral de cada indivíduo. Ao longo da história, as mulheres enfrentaram diversos desafios para acessá-la. Mas, são iniciativas como as do Ifac que têm desempenhado um papel proeminente na reversão desse quadro. O Instituto tem implementado programas e políticas inclusivas, garantindo que mulheres de todas as idades e origens tenham oportunidades para buscar conhecimento e desenvolvimento profissional.

Exemplo disso é o Programa Mulheres Mil, que por meio de cursos ofertados pelo Ifac, irá capacitar mulheres em Rio Branco, Sena Madureira, Xapuri, Tarauacá e Cruzeiro do Sul. São capacitações que prezam pela oportunidade no mundo do trabalho, mas que também ampliam as perspectivas de carreira, contribuindo para a diversificação e fortalecimento da economia local.

A contribuição do Ifac vai além das salas de aula. Ao estimular a presença feminina nos campos da ciência, tecnologia e empreendedorismo, por exemplo, o Instituto não apenas quebra estereótipos de gênero, mas também prepara as mulheres para desempenhar um papel ativo na construção do futuro inovador para o Acre. Por meio de práticas em laboratórios, projetos e eventos científicos, temos ampliado a participação de mulheres nas diversas áreas de conhecimento.

Ao celebrarmos o Dia Internacional da Mulher, é imperativo reconhecer e aplaudir as instituições que estão fazendo a diferença na vida das mulheres. E o Instituto Federal do Acre tem desempenhado o seu papel, como sendo um exemplo de promoção da Educação para as mulheres.

É crucial que sigamos em um caminho de fortalecimento da nossa instituição, mas também de valorização de iniciativas diversas que prezam pelo acesso a uma Educação de qualidade, que capacite com foco na ampliação de potenciais e que contribua plenamente para a sociedade. A jornada rumo à igualdade e equidade ainda é longa, mas já temos trilhado um caminho mais sólido e inclusivo para as mulheres acreanas.

*Reitora do Instituto Federal do Acre